Como o coffee break pode transformar a rotina corporativa

Seja em eventos corporativos ou em algum intervalo no dia a dia da empresa, o coffee break é sempre bem-vindo. A origem desta tradição tem diversas interpretações, desde a necessidade de pausas nas exaustivas jornadas de trabalho da Revolução Industrial, às características culturais de imigrantes nos EUA, que levaram a rotina do “tempo para o café” para os seus trabalhos na terra do Tio Sam.   

Mesmo com essas diferentes origens espalhadas pelo mundo, a prática de dar uma pausa para o tradicional cafezinho só começou a se popularizar através de uma campanha publicitária realizada nos Estados Unidos. 

Na época (1952), uma marca de café utilizou um slogan de muito sucesso: “Give yourself a Coffee Break — and Get What Coffee Gives to You”, que em português pode ser lida como “Dê a si mesmo um coffee break e tenha o que o café te oferece”, para divulgar seu produto. A partir disso, o coffee break tornou- se uma atividade comum para diversos segmentos.

Hoje em dia, o coffee break é um requisito importante para agregar valor às palestras, seminários, eventos corporativos temáticos, mesas de discussão, bem como demais atividades empresariais. 

A verdade é que combinar um momento de intervalo com boa comida, cafeína e networking prova ser uma estratégia para tornar qualquer programação memorável e ainda mais proveitosa. 

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância dessa atividade para a sua empresa ou próximo evento, continue conosco e saiba como realizar o seu! 

Benefícios de realizar um coffee break 

O coffee break é uma importante tática de “respiro” para qualquer atividade. Ele oxigena a programação, ao permitir que participantes e colaboradores conversem sobre o que foi apresentado até o momento, troquem ideias e se sintam mais à vontade. A prática carrega em si diversos benefícios para as organizações. Abaixo elencamos alguns deles, confira: 

1) Melhora o desempenho dos colaboradores 

De acordo com uma matéria da BBC News Brasil, fazer pequenas pausas em atividades que demandam concentração é importante para garantir que elas sejam realizadas de forma exitosa até o seu fim. 

Por isso, investir em coffee break, como o nome mesmo indica, é uma ótima forma de proporcionar essa pausa aos colaboradores, em um ambiente aconchegante, intimista e com menu adequado

Depois do intervalo as pessoas voltam às suas atividades mais motivadas a concluírem o que estão fazendo – seja a rotina do trabalho ou a participação em algum evento. 

2) Incentiva a troca de ideias

O famoso networking! Dentre as formas de aprendizado mais otimizadas, a troca de informações e conhecimento é uma das mais efetivas. 

Assim, em um momento de coffe break os colaboradores e participantes podem refletir sobre assuntos em conjunto, compartilhar soluções ou, até mesmo, ter insights para novos processos através de uma conversa com o colega de trabalho. Vale a pena, não? 

3) Aproxima os colaboradores 

Mesmo que os coffee breaks tenham por padrão durar um tempo reduzido, aproximadamente 1h (podendo variar de acordo com a necessidade do seu negócio), eles conseguem aproximar os funcionários. 

Em um ambiente mais descontraído é mais fácil fortalecer laços do que na robustez do dia a dia do negócio, certo? 

4) É um espaço colaborativo

O coffe break pode ser utilizado para que os colaboradores exponham seus trabalhos (de dentro ou fora da empresa) de uma maneira mais informal, contribuindo para um espaço de conversação colaborativa. 

Isso significa dizer que você pode associar outras iniciativas ao coffee break corporativo, como, por exemplo, espaços livres durante a programação para que os funcionários apresentem seus projetos.

Neste momento, cabe aos gestores da empresa avaliarem se essas ideias expostas pelos colaboradores deverão ser relacionados aos processos do negócio, representando uma gestão de inovação e de melhorias, ou, poderão abordar temas diversos, de atividades extralaborais.  

Seja qual for a angulação escolhida, elas contribuirão para um ambiente de colaboração e entrosamento.

5) Fortalece o branding da empresa

É inegável que apresentar um bom coffee break tem um impacto direto na percepção dos participantes sobre o seu evento ou programação corporativa. 

Por isso, ele é uma importante ferramenta para garantir o sucesso da marca – pelo menos neste momento específico. 

É indispensável que, ao decidir realizar um coffee break, a sua organização selecione os melhores fornecedores e elabore um planejamento estratégico para que a pausa para o café fortaleça o branding da organização. 

Como realizar um coffee break de sucesso

Um coffee break de sucesso deve levar em conta, acima de tudo, a qualidade do cardápio oferecido. Por ser a base do evento, esta etapa de escolher a empresa fornecedora dos alimentos requer atenção e bastante cuidado. 

Entretanto, um coffee break de sucesso envolve outros processos, como: 

•Espaço arejado e que comporte o número de convidados ou colaboradores

•Banheiros 

•Acessibilidade 

•Montagem e desmontagem da Decoração 

•Serviço de garçom e garçonete

•Transporte dos alimentos 

•Frescor dos alimentos 

•Menus inclusivos com opções veganas, vegetarianas, sem glúten e lactose

Cardápio com opções adequadas ao tema coffee break

O catering da Delichef é responsável por todas essas etapas, através de um serviço completo de refeição para eventos corporativos. Somos referência no mercado, com uma equipe qualificada para executar desde o pré ao pós-evento. 

Ao contratar o catering Delichef você tem acesso a opções variadas de cardápio coffee break, além, claro, de menus para outras ocasiões, como jantares, café da manhã e afins. 

Destaque no segmento, a Delichef também trabalha com pratos sem glúten, lactose e/ou para veganos. 

Faça seu catering de coffee break com a Delichef!