Janeiro é um mês decisivo para o meio corporativo. Além de marcar o início de novas metas e indicadores, também é uma oportunidade para reunir os colaboradores e motivá-los para as próximas jornadas de trabalho. Neste sentido, é importante estar atento, seja o organizador de um evento empresarial ou um dos participantes, a algumas regras de etiqueta corporativa.
Afinal, o objetivo dessas ocasiões é aproximar a equipe e apresentar os posicionamentos da empresa para o ano. Mas, exageros e descompasso postural podem refletir negativamente no dia a dia do trabalho.
Portanto, todos os colaboradores devem ter em mente quais dicas de etiqueta corporativa são essenciais para que o foco e propósito da programação desenvolvida nesses casos não sejam desviados. A ideia é, sobretudo, proporcionar um encontro de alto valor agregado para o início do ano.
Por que fazer um evento de início de ano na empresa?
Os eventos corporativos são ferramentas capazes de mobilizar diversos benefícios para as rotinas empresariais, tais quais:
•Aproximar funcionários, gestores e demais colaboradores da empresa
•Disseminar os valores, metas, objetivos e propósitos da organização de uma forma mais dinâmica
No início do ano, eles também funcionam como uma engrenagem valiosa do endomarketing, auxiliando ações essenciais para o bom funcionamento do negócio.
Nesses modelos de imersão, convenção, ou, qualquer outro tipo de evento de início de ano empresarial, há sempre a possibilidade de:
•Combinar boas práticas entre os colaboradores
•Executar dinâmicas de descompressão para a retomada de ritmo
̉•Saudar novos funcionários
•Distribuir kits de parceiros estratégicos
•Começar novas metas de um jeito irreverente
•Escutar as ideias dos colaboradores e entender se alguma pode otimizar os processos da organização
Ou seja, assim como as tradicionais confraternizações de dezembro, os encontros de janeiro/fevereiro e março também podem potencializar o trabalho em equipe.
Regras de etiqueta corporativa para quem participa dos eventos
Em matéria publicada na Veja São Paulo, Gloria Kalil (consultora de etiqueta) e Sofia Esteves (especialista em recursos humanos) assinam algumas orientações para quem não deseja errar na hora de participar de um evento corporativo.
Confira as principais abaixo:
1) Entender que o evento corporativo é uma extensão do dia a dia da empresa. Embora mais descontraído e informal, requer atenção para os mesmos detalhes de comportamento que você teria no corredor da organização.
2) Observar o vestuário da ocasião, se adequando à proposta do evento (seja ela qual for).
3) Não exagerar no consumo de álcool, uma vez que ele prejudica sua avaliação do que é válido ou não para a ocasião.
4) Conhecer os códigos de conduta da empresa.
5) Aproveitar a oportunidade para networking consciente e que, de fato, seja relevante para a sua função na empresa, para seu desenvolvimento profissional pessoal, para os processos, ou dia a dia do negócio. Lembrando, claro, que é uma confraternização e que a troca de ideias é natural e mais informal.
Regras de etiqueta corporativa para quem organiza os eventos de início de ano
O setor responsável por organizar eventos corporativos também precisa seguir algumas boas práticas a fim de garantir o bem-estar dos convidados e um bom aproveitamento da programação.
Dentre elas:
1) Montar uma programação dinâmica e que siga o propósito de um evento de início de ano
2) Não utilizar a ocasião para demarcação de algum poder de hierarquia verticalizada, uma vez que isso pode ocasionar um efeito contrário ao da motivação coletiva.
3) Preocupar-se com a alimentação dos funcionários, inclusive daqueles com dietas restritivas, optando por serviços completos e que atendam a todas as especificidades dos cardápios.
4) Em caso de distribuição de brindes, levar em conta o posicionamento do negócio, a diversidade, e o perfil dos participantes, para sair do clichê.
Falar em etiqueta corporativa abrange, além de regras de comportamento, quais abordagens, do funcionário ao CEO, são mais assertivas para a produtividade da empresa e das carreiras de cada colaborador.
Descubra o poder do catering corporativo para eventos de início de ano com a referência do mercado, Delichef!