Dentre um dos principais pontos para definir o sucesso ou não de um evento corporativo encontra-se o momento da alimentação.
É durante o período de pausa ou intervalo das atividades, no qual são servidas as comidas e bebidas, que os convidados se conectam, fazem networking, encaminham negócios e discutem a programação desenvolvida até ali.
Por isso, é imprescindível executar essa ação com excelência e estratégia. Nesse contexto, pensar na alimentação de eventos corporativos demanda cuidados específicos.
Acompanhe abaixo alguns deles para levar em consideração antes do seu próximo evento.
6 Cuidados para levar a alimentação de eventos corporativos para um próximo nível
1) Número de convidados
Para que a alimentação dos eventos corporativos não tenha falhas, ela precisa ser pensada de acordo com o número de convidados.
Dessa forma, essa é uma informação que deve ser coletada ainda no planejamento do evento, para que a quantidade de comida, bem como o número de profissionais necessários para o serviço, além da escolha do local e disposição das mesas e cantinhos, seja realizada de maneira assertiva.
O objetivo é que todos os convidados sejam atendidos da melhor forma, evitando-se filas, falta de comidas ou bebidas e qualquer tipo de inconveniente.
2) Estilo de alimentação
A sazonalidade (temporada, estação e mês) e também o período no qual a alimentação do seu evento corporativo ocorrerá (manhã, tarde ou noite) são dados que influenciam bastante a escolha dos pratos, menus, quitutes e bebidas.
Por exemplo, para cafés da manhã são indicadas bebidas quentes, como leite e café, sucos frescos e naturais de fruta, além de variedade de pães, ovos com preparo diversos, entre outras possibilidades.
Já para almoço é necessário pensar no condicionamento das comidas para que estejam sempre quentes, um cardápio mais encorpado e bebidas geladas e mais leves.
Ou seja, de acordo com cada alimentação, o evento corporativo irá demandar estratégias específicas e cardápios personalizados.
A dica aqui é entender qual proposta de alimentação se encaixa melhor ao propósito da sua programação e, a partir daí, elaborar uma lista de necessidades e oportunidades que essa atividade irá gerar para o seu evento.
3) Condicionamento das comidas e bebidas
Esse é um dos cuidados mais importantes da alimentação de eventos corporativos, pois está diretamente associado à segurança dos convidados.
Garantir que as comidas e bebidas estejam devidamente condicionadas, sejam trocadas com frequência e não fiquem expostas é fundamental para assegurar a saúde e bem-estar dos participantes.
Assim, pense em um espaço que conte com equipamento de cozinha ou permita que eles sejam ligados/conectados, além de um ambiente arejado e que comporte bem a montagem das mesas e cantinhos.
O condicionamento dos alimentos e bebidas deve ser mantido antes, durante o deslocamento dos produtos até o local do evento e enquanto a programação do mesmo for realizada.
Portanto, esse é um cuidado permanente.
4) Alinhamento da equipe
A alimentação dos eventos corporativos necessita contar com uma equipe alinhada, que entenda desse modelo de serviço e de gestão de riscos caso algo saia do previsto.
Contrate profissionais que já tenham experiência com alimentação de eventos corporativos e que respondam a um planejamento holístico que contemple as etapas “antes, durante e pós evento”.
5) Menus diversificados
Atualmente, uma das etapas mais importantes da alimentação de eventos corporativos é a escolha de menus que contemplem os mais diversos paladares e também aqueles com algum tipo de restrição, como o caso do glúten free, cardápio vegetariano ou vegano, sem lactose, etc.
Quanto mais inclusiva for a alimentação do seu evento corporativo, maiores as chances dos convidados se sentirem contemplados e satisfeitos.
6) Fornecedores
Para que tudo saia como o esperado, o planejamento precisa estar conectado a bons produtos e fornecedores.
De nada adianta detalhar as etapas da alimentação do seu evento corporativo, se os fornecedores envolvidos no processo não priorizam a qualidade dos seus produtos e serviços.
Portanto, tenha atenção sobre quais marcas estão envolvidas neste momento do seu evento.
Como garantir que todos esses cuidados sejam priorizados?
Como vimos acima, a alimentação de eventos corporativos requer atenção para diversas etapas.
Uma das formas de se assegurar que todas elas sejam conduzidas com eficiência e qualidade é optando por um serviço de catering.
A palavra “catering” em inglês significa “refeições”, entretanto quando se fala nesse tipo de serviço aborda-se muito mais do que apenas o preparo da comida.
O serviço de catering reúne uma equipe robusta, multidisciplinar, que irá organizar desde o planejamento do projeto de prestação de comida aos convidados, até o momento final do evento.
Ou seja, contratar um catering é assegurar que um time especializado pense em cada detalhe da alimentação do seu evento – cardápio, frescor dos produtos, fornecedores certos, logística, decoração, ambientação, atendimento durante o evento, além de uma excelente gestão de riscos em caso de incidentes.
Este é o principal diferencial da contratação de uma empresa de catering quando comparada à executar um evento inteiramente sozinho ou somente com a equipe de RH de uma organização.
Ou seja, o serviço de catering tem como objetivo pensar em todos os cuidados descritos acima e permitir que você volte a sua atenção para outras partes importantes da programação, como relacionamento com clientes e convidados, palestrantes, entre outros.
A Delichef é referência no mercado em atendimento catering, com menus inclusivos, pacotes diversificados e associados aos melhores fornecedores do segmento.
Além de garantir que toda a alimentação do seu evento seja realizada conforme o esperado, a Delichef prioriza o atendimento personalizado e as demandas individuais de cada programação, entregando sempre um serviço completo para o que você precisa.
Conheça o portfólio da empresa e entenda como o catering pode transformar a experiência do seu evento.