Dicas para organizar um evento corporativo de sucesso em 2023

Se você chegou até este artigo é porque deseja organizar um evento corporativo estratégico, certo?

Independente do tamanho e do tipo, um bom evento requer planejamento e objetivos bem especificados – o que se pretende com essa ação? Qual experiência você pretende proporcionar aos participantes? Como cativar clientes e fixar sua marca por meio desta atividade?

Quando essas questões fazem parte do seu checklist de produção, as chances de uma programação autêntica e que consiga transmitir os valores da sua marca são altas.

Logo abaixo elencamos algumas dicas que podem te ajudar a visualizar melhor esse processo.

Pronto para tirar aquele evento do papel? Chegou a hora!

Descubra 5 dicas para organizar um evento corporativo de sucesso.

Qual a importância de organizar um evento corporativo?

Organizar um evento corporativo é uma das estratégias de relacionamento mais efetivas do mercado, além de uma ótima ação de marketing e divulgação.

Por meio de uma programação interessante, com ações de integração, momentos de networking e conteúdo transformador é possível se conectar com clientes, fortalecer o laço entre colaboradores e encontrar ótimos parceiros para o seu negócio.

Embora requeiram custo inicial, os eventos corporativos tendem a gerar retorno financeiro para a organização durante e após a sua realização.

Além disso, com a flexibilização das medidas sanitárias, as atividades presenciais voltaram a ter o interesse dos brasileiros e a integrar o calendário das empresas.

De acordo com a pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE), “The word after Coronavirus”, oito a cada dez brasileiros já demonstravam motivação em frequentar eventos presenciais em outubro de 2021.

Ou seja, o momento para organizar um evento corporativo é agora.

5 Dicas para organizar um evento corporativo para a sua empresa

1) Visualize o evento corporativo como parte de suas ações estratégicas

Não é interessante organizar um evento corporativo que não tenha um objetivo definido.

Em outras palavras, que seja realizado sem propósito ou tática.

Mais do que relacionamento e networking, os eventos corporativos contribuem para o branding da marca e são componentes de uma estratégia maior de marketing e vendas.

Por isso, o primeiro passo para executá-lo é desenhar cada um de seus detalhes.

•Por que organizar um evento corporativo?

•Quais metas irei definir para este evento?

•Qual porcentagem de cumprimento das metas é satisfatória? Qual é desejável dentro do contexto atual?

•O que espero ao final deste evento?

•Este é um evento para os seus colaboradores ou para clientes?

Essas são algumas perguntas que podem nortear a organização do seu evento corporativo de forma que ele não seja um investimento vazio.

2) Elabore uma lista de necessidades

Após pensar no desenho do projeto, outra dica valiosa é transportar todos os insights para um modelo de checklist.

Assim, o processo fica mais visual e menos suscetível às falhas.

Ao cumprimento de cada atividade você pode marcá-la como concluída e ir para o próximo passo.

Inclusive, essa listagem é personalizável, de acordo com o que for interessante para o seu negócio. 

Algumas sugestões:

•Quais serão as atrações/palestrantes/momentos presentes no evento?

•Previsão orçamentária

•Quantas pessoas precisarão ser mobilizadas para organizar o evento antes, durante e depois

•Quantidade de participantes esperados

•Captar patrocinadores e parceiros

•Definir como o evento será comunicado e quais materiais de apoio serão necessários

Entre outras possibilidades.

3) Conecte-se com fornecedores e serviços certos

Organizar um evento corporativo requer capacitação. Por isso, contratar fornecedores e profissionais que entendam deste mercado é essencial.

Faça uma pesquisa de campo das empresas que oferecem os serviços necessários para o seu e dedique um tempo para validar se elas se adequam ao propósito da sua programação.

Verifique também se irão conseguir entregar todas as demandas do evento e quais os prazos necessários.

4) Defina o local

Escolher o local é uma das partes mais importantes na organização de um evento corporativo.

Além de recepcionar os participantes com conforto, o espaço deve ter estrutura de banheiros, circulação de ar, compatibilidade para eletrônicos, internet, iluminação, acessibilidade, fácil localização, etc.

Portanto, inicie o planejamento do evento corporativo o quanto ante.

Quanto mais tempo para executar todas as tarefas melhor.

5) Invista no buffet 

O buffet pode representar uma virada de chave na programação do seu evento corporativo.

É neste momento que as pessoas repercutem as atividades feitas até então e que há a integração dos participantes.

Invista nos fornecedores certos, que elaborem o cardápio ideal para o seu tipo evento – levando em conta o perfil dos convidados, o horário de realização, criatividade, logística e o desejo por uma experiência completa.

Priorizar o conforto, sabor, alimentos frescos, temperatura dos quitutes e bebidas, além de garantir que não falte nada para nenhum participante é indispensável.

Como escolher o buffet certo para eventos corporativos?

A Delichef é uma empresa de catering corporativo referência na organização de eventos para grandes empresas, como Amazon, Microsoft, Twitter, Mais Diversidade e Pay Pal.

São diversas as opções de serviços da marca, desde café da manhã, almoço, brunch e coffees até possibilidades de kit lanche e breakfast box.

Ou seja, um portfólio elaborado para todas as ocasiões, com segurança alimentar, atendimento personalizado e, claro, muito sabor.

Solicite uma proposta personalizada e saiba como a Delichef pode organizar o seu evento corporativo ainda em 2023.