Não é segredo para gestores e para o RH das organizações que os eventos corporativos auxiliam na integração entre colaboradores e, consequentemente, no aumento da produtividade dos membros. Por isso, organizar uma festa de fim de ano na empresa pode representar uma decisão acertada dentre as suas estratégias internas.
As confraternizações finais são ótimas oportunidades para repassar o que a instituição fez nos meses anteriores, apresentar novas metas, bonificar colaboradores destaques e, claro, fortalecer os laços entre funcionários.
Há até a possibilidade de estender a programação para familiares dos profissionais e, assim, criar um clima ainda mais intimista na organização.
Independente do modelo escolhido pela sua empresa para uma festa de fim de ano, esse tipo de evento traz inúmeros benefícios para o dia a dia do negócio. Confira ao longo do artigo alguns motivos para você não deixar essa data passar despercebida.
Por que organizar uma festa de fim de ano na minha empresa?
Como dissemos anteriormente, festa de fim de ano em empresas pode contribuir para inúmeros benefícios, como uma maior integração e comunicação entre os colaboradores.
Mas, para além dessas vantagens a certa medida óbvias, existem outros motivos que dão aos eventos corporativos um caráter estratégico. Veja abaixo.
4 Motivos que mostram a importância de uma festa de fim de ano nas empresas
- 1) Fortalece o endomarketing da empresa
Com a festa de fim de ano, a empresa pode trabalhar sua missão, visão e valores, propagando esses pilares entre os funcionários em um momento mais descontraído.
Além disso, é a partir de ocasiões como essas que os colaboradores conseguem enxergar a importância de suas funções para o resultado da empresa.
Portanto, quando bem executada, a festa de fim de ano da empresa atua como estratégia de endomarketing ressignificando a trajetória de cada colaborador dentro da organização. O funcionário deixa o evento com a certeza de que é importante na engrenagem produtiva e inspirado a se desenvolver profissionalmente.
Os propósitos da organização são trabalhados e repassados de forma efetiva entre todos os presentes.
- 2) Divulga a marca do negócio naturalmente
Se o objetivo da empresa for fortalecer o seu branding, a festa de fim ano é uma ótima alternativa.
No evento, muitos funcionários podem usar suas redes sociais para compartilhar a programação de forma genuína e natural. A partir disso, a mensagem da empresa chega para mais pessoas sem que seja necessário algum tipo de investimento financeiro nesta ação em específico.
Portanto, lembre-se de criar espaços instagramáveis, garantir acesso à rede wi-fi e incentivar os colaboradores a propagarem os valores da empresa e o momento vivido ali entre sua rede de contatos.
- 3) Quebra a rotina dos colaboradores
Na década de 90, o sociólogo Domenico De Masi cunhou o termo “ócio criativo” e observou sua importância para a sistematização do conhecimento produtivo na era pós-industrial.
Segundo o estudioso, a pausa entre as atividades laborais eram imprescindíveis para que os indivíduos conseguissem refletir sobre o seu trabalho, entender seus resultados, as habilidades adquiridas e o valor de suas atividades.
Desde então, esse é um conceito que se faz muito presente no universo corporativo – a necessidade de momentos de ócio para realinhar estratégias da empresa, garantir gestão de risco, inovação e adaptabilidade dos funcionários.
Assim, uma festa de fim de ano na empresa proporciona quebra de rotina, ócio criativo e incentiva que todos os colaboradores recarreguem suas energias para o próximo ano.
- 4) Contribui para a gestão da inovação
Os eventos corporativos, como a festa de fim de ano na empresa, proporcionam um ambiente frutífero para o surgimento de novas ideias e soluções.
Optar pela realização dessa confraternização é também apostar em uma gestão de inovação – em todas as áreas da empresa, uma vez que os colaboradores ficam mais inspirados a contribuírem para o desempenho de seus setores e departamentos.
Como fazer uma festa de fim de ano na empresa ainda em 2022?
Falta pouco tempo para encerrarmos 2022, por isso, organizar uma festa de fim de ano na empresa pode ser desafiador.
Além de encarar a questão do tempo reduzido, sua equipe de RH tende a ficar sobrecarregada com fechamento das metas do ano, gestão de pessoas durante esse processo e tarefas ordinárias do cotidiano.
Neste contexto, o serviço catering, que se preocupa com a alimentação dos convidados, apresenta-se como uma excelente alternativa para assegurar que toda a programação seja desenvolvida como planejado e reflita em resultados estratégicos para o negócio.
O catering reúne uma equipe com diferentes profissionais para que todas as etapas do serviço de refeição sejam executadas com qualidade, desde a escolha dos fornecedores, passando pelo transporte e acondicionamento dos alimentos, até a disposição da decoração, entre outras atividades.
A Delichef é a referência mais completa em catering no Brasil e oferece aos eventos corporativos opções diversas de menu, com cardápios inclusivos e inovadores.
Para dar o play na organização da festa de fim de ano na sua empresa e aproveitar os meses que antecedem esse grande momento com assertividade, entre em contato conosco e conheça mais do nosso portfólio.
Faça sua confraternização final com a Delichef, solicite a sua proposta personalizada aqui!