A taxa de turnover é uma das principais métricas de qualquer negócio e setor de RH. Em linhas gerais, ela mede a rotatividade de pessoal em uma organização, registrando as entradas e saídas de funcionários de determinados postos de trabalho. Quando essa taxa está elevada há indícios de que as relações corporativas não são saudáveis. Por isso, é importante prestar atenção nesse indicador. Uma das formas de contribuir para um ambiente de trabalho mais agradável e, consequentemente, para um turnover mais baixo é através de eventos empresariais, tal qual o Natal na Empresa.
Além de representar um momento para aproximar funcionários, gestores e demais empregados, o Natal corporativo é uma oportunidade para celebrar as conquistas dos meses anteriores, agradecer ao empenho de todos os colaboradores e motivar a equipe, em um clima mais fraternal, a descomprimir a rotina.
Neste artigo vamos elencar alguns motivos para você investir nesse tipo de ação de endomarketing e daremos dicas para o seu Natal na Empresa sair do papel. Continue conosco.
Por que realizar um natal na empresa?
1) Ações de endomarketing dão resultado
Pense bem, quando você deseja encantar clientes e convertê-los para a sua solução, um dos caminhos é o investimento em marketing, certo?
Ações de caráter interno, ou seja, de endomarketing produzem o mesmo efeito sobre o capital humano de um negócio.
Sabendo que é importante ter robustez na retenção de talentos, uma vez que treinar novos funcionários sempre demanda grandes esforços, fidelizá-los é uma demanda inegociável do mundo corporativo.
Por isso, o endomarketing estratégico é essencial e dá resultados. O Natal na Empresa, por exemplo, pode ser alocado como um dos planos de ação dessa prática.
2) Agradecer é importante
O Natal, na empresa ou em qualquer outro grupo, é uma data que costuma fortalecer laços afetivos, a harmonia, fraternidade e solidariedade.
Para além dos presentes e comidas típicas, a comemoração envolve reconhecer a importância de todos na caminhada realizada nos últimos doze meses.
Dessa forma, é válido que a empresa utilize a celebração para agradecer aos funcionários pela dedicação e esforço do ano, aproximando os colaboradores e passando adiante a consciência de que todos fazem parte das conquistas do negócio. Isso pode contribuir para a sensação de pertencimento de todos.
3) Você consegue sedimentar os propósitos da empresa
Quando há o envolvimento dos colaboradores em uma ação como o Natal na Empresa, cria-se também um ambiente mais propício para que os valores, missão e o propósito da organização sejam trabalhados entre os funcionários.
As celebrações de final de ano podem contar com programações mais informais, outras de cunho mais expositivo sobre o que é importante para o negócio e o que ele valoriza nos funcionários. A chave é manter o equilíbrio entre festividades, reuniões, e apresentações, por exemplo.
4) O Natal na Empresa contribui para a motivação dos funcionários
É fato que realizar eventos corporativos, como o Natal na Empresa, demonstra que os gestores se preocupam e enxergam os outros funcionários.
Além disso, por representarem uma pausa na rotina, esse tipo de estratégia influencia diretamente na motivação dos colaboradores.
Mudar a dinâmica de trabalho é importante para garantir gestão de inovação e a vontade de fazer diferente e propor melhorias por parte dos funcionários.
5) É o momento ideal para rever metas
O Natal na Empresa tem o objetivo de criar um clima mais amigável no dia a dia de trabalho. A partir disso, as ideias da gestão podem ser melhor aceitas pelos demais funcionários.
Nesse contexto, é uma excelente oportunidade para apresentar as metas atingidas do negócio e mostrar quais são as novas metas que a empresa deseja alcançar no próximo ano.
Como realizar um Natal na empresa?
Você não precisa prejudicar o caixa da empresa para fazer um Natal corporativo. Essa data requer, sobretudo, dedicação em pequenas, mas, significativas ações, como:
•Decoração nas salas e mesas dos funcionários – invista em pisca-pisca, gorrinhos de Papai Noel, árvore de natal, touca de guloseimas, entre outros artigos característicos que irão contribuir para o envolvimento dos colaboradores na ação. A iluminação natalina tem o poder de cativar qualquer pessoa, pense nisso!
•Promoção de ações solidárias – o Natal Solidário, no qual a equipe de trabalho se reúne para fazer doações de presentes para crianças carentes, por exemplo, é uma ótima forma de compartilhar um dos valores da data e ainda aproximar a equipe em prol de um objetivo em comum.
•Amigo-oculto da empresa – essa é uma ação que alguns amam outros nem tanto. Por isso, avalie se há abertura na sua empresa para esse tipo de atividade. Só realize a ação se realmente for proporcionar diversão para os envolvidos, não sendo somente um cumprimento de tabela.
•Kits de presentes – essa é uma das ideias que pode melhor representar a preocupação da empresa com seus funcionários. Pensar em kits temáticos e em cestas de natal com artigos característicos da data, é uma ótima forma de colocar todas as ideias discutidas acima em prática. Para isso, esteja atento ao que selecionar para essas caixas e kits.
Ideias para cestas e kits de Natal na Empresa
Como dissemos, as cestas de Natal na Empresa são uma das melhores ferramentas de endomarketing de um negócio. Dessa forma, precisam ser pensadas com cautela.
A Delichef é uma empresa referência no mercado de catering que possui, além de menus diversos para ocasiões corporativas, que vão do café da manhã, ao coffee break, lunch, happy hour e jantar, opções de kit lanche e lunch and breakfast box. (linkar o conteúdo referente a esse tema quando o mesmo for postado).
Ou seja, com a Delichef você escolhe o menu e a empresa prepara o restante, pensando na melhor forma de cativar os seus funcionários.
Faça seu Natal na Empresa com a Delichef. Entre em contato conosco e entenda mais sobre os nossos serviços e sobre como podemos transformar o seu Natal Corporativo em uma estratégia assertiva.