Se você chegou até este artigo é porque deseja organizar um evento corporativo estratégico, certo?
Independente do tamanho e do tipo, um bom evento requer planejamento e objetivos bem especificados – o que se pretende com essa ação? Qual experiência você pretende proporcionar aos participantes? Como cativar clientes e fixar sua marca por meio desta atividade?
Quando essas questões fazem parte do seu checklist de produção, as chances de uma programação autêntica e que consiga transmitir os valores da sua marca são altas.
Logo abaixo elencamos algumas dicas que podem te ajudar a visualizar melhor esse processo.
Pronto para tirar aquele evento do papel? Chegou a hora!
Descubra 5 dicas para organizar um evento corporativo de sucesso.
Qual a importância de organizar um evento corporativo?
Organizar um evento corporativo é uma das estratégias de relacionamento mais efetivas do mercado, além de uma ótima ação de marketing e divulgação.
Por meio de uma programação interessante, com ações de integração, momentos de networking e conteúdo transformador é possível se conectar com clientes, fortalecer o laço entre colaboradores e encontrar ótimos parceiros para o seu negócio.
Embora requeiram custo inicial, os eventos corporativos tendem a gerar retorno financeiro para a organização durante e após a sua realização.
Além disso, com a flexibilização das medidas sanitárias, as atividades presenciais voltaram a ter o interesse dos brasileiros e a integrar o calendário das empresas.
De acordo com a pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE), “The word after Coronavirus”, oito a cada dez brasileiros já demonstravam motivação em frequentar eventos presenciais em outubro de 2021.
Ou seja, o momento para organizar um evento corporativo é agora.
5 Dicas para organizar um evento corporativo para a sua empresa
1) Visualize o evento corporativo como parte de suas ações estratégicas
Não é interessante organizar um evento corporativo que não tenha um objetivo definido.
Em outras palavras, que seja realizado sem propósito ou tática.
Mais do que relacionamento e networking, os eventos corporativos contribuem para o branding da marca e são componentes de uma estratégia maior de marketing e vendas.
Por isso, o primeiro passo para executá-lo é desenhar cada um de seus detalhes.
•Por que organizar um evento corporativo?
•Quais metas irei definir para este evento?
•Qual porcentagem de cumprimento das metas é satisfatória? Qual é desejável dentro do contexto atual?
•O que espero ao final deste evento?
•Este é um evento para os seus colaboradores ou para clientes?
Essas são algumas perguntas que podem nortear a organização do seu evento corporativo de forma que ele não seja um investimento vazio.
2) Elabore uma lista de necessidades
Após pensar no desenho do projeto, outra dica valiosa é transportar todos os insights para um modelo de checklist.
Assim, o processo fica mais visual e menos suscetível às falhas.
Ao cumprimento de cada atividade você pode marcá-la como concluída e ir para o próximo passo.
Inclusive, essa listagem é personalizável, de acordo com o que for interessante para o seu negócio.
Algumas sugestões:
•Quais serão as atrações/palestrantes/momentos presentes no evento?
•Previsão orçamentária
•Quantas pessoas precisarão ser mobilizadas para organizar o evento antes, durante e depois
•Quantidade de participantes esperados
•Captar patrocinadores e parceiros
•Definir como o evento será comunicado e quais materiais de apoio serão necessários
Entre outras possibilidades.
3) Conecte-se com fornecedores e serviços certos
Organizar um evento corporativo requer capacitação. Por isso, contratar fornecedores e profissionais que entendam deste mercado é essencial.
Faça uma pesquisa de campo das empresas que oferecem os serviços necessários para o seu e dedique um tempo para validar se elas se adequam ao propósito da sua programação.
Verifique também se irão conseguir entregar todas as demandas do evento e quais os prazos necessários.
4) Defina o local
Escolher o local é uma das partes mais importantes na organização de um evento corporativo.
Além de recepcionar os participantes com conforto, o espaço deve ter estrutura de banheiros, circulação de ar, compatibilidade para eletrônicos, internet, iluminação, acessibilidade, fácil localização, etc.
Portanto, inicie o planejamento do evento corporativo o quanto ante.
Quanto mais tempo para executar todas as tarefas melhor.
5) Invista no buffet
O buffet pode representar uma virada de chave na programação do seu evento corporativo.
É neste momento que as pessoas repercutem as atividades feitas até então e que há a integração dos participantes.
Invista nos fornecedores certos, que elaborem o cardápio ideal para o seu tipo evento – levando em conta o perfil dos convidados, o horário de realização, criatividade, logística e o desejo por uma experiência completa.
Priorizar o conforto, sabor, alimentos frescos, temperatura dos quitutes e bebidas, além de garantir que não falte nada para nenhum participante é indispensável.
Como escolher o buffet certo para eventos corporativos?
A Delichef é uma empresa de catering corporativo referência na organização de eventos para grandes empresas, como Amazon, Microsoft, Twitter, Mais Diversidade e Pay Pal.
São diversas as opções de serviços da marca, desde café da manhã, almoço, brunch e coffees até possibilidades de kit lanche e breakfast box.
Ou seja, um portfólio elaborado para todas as ocasiões, com segurança alimentar, atendimento personalizado e, claro, muito sabor.
Solicite uma proposta personalizada e saiba como a Delichef pode organizar o seu evento corporativo ainda em 2023.