5 principais tipos de eventos corporativos

A flexibilização das medidas sanitárias permitiu o retorno ao modelo de trabalho presencial ou híbrido e também o das oportunidades de se criar experiência entre colaboradores e clientes, como os diferentes tipos de eventos corporativos

Se você é um profissional de marketing ou RH precisa estar atento às datas e formatos que podem agregar valor para a sua empresa nesse contexto. 

Os eventos corporativos dinamizam a rotina laboral, permitem trocas de experiência e garantem continuidade da gestão de inovação. 

Aliar a tendência de atividades online, como menciona o recente estudo “Cenários de Eventos Virtuais“, publicado pelo LinkedIn, ao de uma programação e atividades in loco realmente transformadoras, pode garantir o diferencial de marca que a sua empresa precisa

Neste artigo você conhece alguns modelos específicos que podem orientar o planejamento e programação da sua organização.

Vantagens dos Eventos Corporativos

Existem inúmeros benefícios por trás dessa prática, desde capacitação técnica, ao desenvolvimento interpessoal dos colaboradores. 

Além disso, observa-se outras vantagens, como: 

1) Motivação da equipe

2) Possibilidade de ativação de marca e captação de renda

3) Networking e fomento à novas ideias e soluções 

4) Dinamização da rotina de trabalho e consequente impacto na produtividade 

5) Estreitar relacionamento de times variados da empresa ou entre os clientes 

6) Fortalecer o branding interno e externo da empresa

Realizar um evento corporativo, portanto, pode ser uma atividade-chave para o bom desempenho do negócio. 

Os principais 5 tipos de eventos corporativos

1) Congressos

Os congressos são exemplos de grandes eventos corporativos, que podem ser realizados por alguns dias ou por algumas semanas. 

A proposta é reunir uma ampla diversidade de atividades e assuntos, que façam parte de uma trilha de conhecimento densa, com palestras-chave, simpósios, debates, mesa-redonda, entre outras práticas. 

Além disso, os momentos de respiro entre uma programação e outra, como o coffee break e o happy hour, podem ser pensados estrategicamente para proporcionar uma experiência completa ao congressista. 

Para isso, a quantidade certa de alimentos, bem como o espaço onde essa etapa ocorrerá, além de quais serão as ativações de marca estarão presentes, devem ser pensadas com cautela. 

Investir em empresas que dominem esse serviço é uma ótima forma para que o foco da sua equipe seja direcionado para a organização logística de outras partes fundamentais do Congresso, como atenção aos palestrantes, o acesso aos participantes, kits do evento, etc. 

2) Roadshows

Você já ouviu falar do RD on The Road? Esse é um evento que ocorre como um spin-off do evento sede RD Summit, o maior de marketing da América Latina, realizado em Florianópolis, pela Resultados Digitais. 

O On The Road é um exemplo de roadshows, os quais têm o objetivo de levar para um circuito de diferentes regiões a experiência de um evento de qualidade, com palestras, workshops e afins. 
É uma ótima oportunidade de conhecer novos mercados e também de fazer a sua marca ser conhecida por em outros lugares.

3) Convenções

As convenções geralmente têm caráter interno, pois requerem intensa participação dos membros e espaço contundente de falas. 

Times de marketing e venda podem utilizar, por exemplo, para definirem seus próximos passos do ano. 

Há também como o evento ser relacionado às classes de trabalhadores que se organizam em convenções para discutir questões pertinentes à profissão e ao dia a dia de trabalho de forma coletiva. 

Outro tipo de convenção bastante comum são as realizadas aos finais de ano como forma de bonificar funcionários de destaque, ou as utilizadas para encerrar ciclos. 

4) Workshops

Workshops ou oficinas, como os nomes indicam, são os tipos de eventos corporativos pautados na prática. 

A intenção é que eles permitam a aplicação de assunto ou conteúdo absorvido anteriormente pelos participantes. 

Podem ser associados na grade de outros tipos de eventos corporativos, como proposta complementar de jornada de conhecimento. 

Utilizam diferentes recursos, desde cartolinas e canetas, à ferramentas digitais, por exemplo. 

5) Simpósios

Os Simpósios são eventos corporativos que reúnem nomes relevantes de determinada área para o aprendizado específico sobre o tema, em forma de debates (ou seja, apresentação de pontos de vistas diversos). 

A programação é robusta, normalmente, permeada por rodadas de perguntas após as exposições. 

O termo “simpósio” deriva do grego “sympotein”, que significa “beber junto”. Na época essa era uma prática bastante comum entre os cidadãos, que utilizam desse momento para expor suas ideias sobre os mais diferentes assuntos. 

———————————————–

Os variados tipos de eventos corporativos podem contribuir para a solidificação de uma marca, quando realizado para clientes, e também para a produtividade das empresas, quando relacionado ao âmbito interno. 

Para ambas as situações é preciso pensar nas programações dentro de uma estratégia detalhada. 

A parceria com empresas de destaque neste serviço pode ser o primeiro passo para que a sua proposta saia do papel. Conheça os diferenciais da Delichef, referência no atendimento de coffe break corporativo e outras soluções para eventos.