Outubro Rosa nas empresas: como contribuir para o mês da conscientização do câncer de mama

Outubro Rosa nas empresas: como contribuir para o mês da conscientização do câncer de mama

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres por todo o mundo, seja em países desenvolvidos ou subdesenvolvidos. Diante deste cenário, o Outubro Rosa nas empresas reverbera como uma importante estratégia para prevenção e discussão da enfermidade entre os colaboradores.

No Brasil, a realidade acima citada não é diferente. Segundo outros dados desse mesmo órgão, não avaliando-se os cânceres relacionados a tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o que mais incide em mulheres de todas as regiões do país, principalmente as do Sul e Sudeste.

Por isso, durante o décimo mês do ano diversas ações são realizadas para alertar a população sobre a importância do acompanhamento e do diagnóstico precoce da doença. Inclusive, essa é uma prática sedimentada por lei (13.733/2018), que desde sua promulgação institui outubro como o mês de conscientização sobre o câncer de mama.

Neste artigo vamos conversar um pouco mais sobre os quadros relacionados ao Outubro Rosa e como as empresas podem contribuir para as campanhas de prevenção desse tipo de doença. Continue conosco.

Como surgiu o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é um movimento de conscientização acerca do câncer de mama e da importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

As ações, que envolvem incentivo à mamografia, o autoexame, eventos corporativos, entre outras atividades, ocorrem no mundo todo e têm reflexo direto na participação popular em discussões sobre o tema (vamos abordar isso ao longo do texto, continue por aqui).

Foi na década de 1990 que se deram os primeiros passos para a institucionalização do mês de conscientização, por meio de uma iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure.

Na época, a organização distribuiu os tradicionais laços rosas, símbolos da campanha Outubro Rosa, a quem participava da Corrida pela Cura, em Nova York.

A partir disso, diversas instituições de saúde passaram a adotar programas de divulgação de dados da doença, além de distribuir laços rosas em formatos variados – impressos, em broches, em panfletos, etc.

Nesse mês de conscientização no Brasil estão definidas por lei algumas ações em específico para o Outubro Rosa:

“Art. 1º Serão realizadas anualmente, no mês de outubro, durante a campanha Outubro Rosa, atividades para conscientização sobre o câncer de mama.

Parágrafo único. A critério dos gestores, devem ser desenvolvidas as seguintes atividades, entre outras:

I – iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa;

II – promoção de palestras, eventos e atividades educativas;

III – veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners , em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema;

IV – realização de atos lícitos e úteis para a consecução dos objetivos da campanha.

Dados do Câncer de Mama no Brasil em 2022

Complementando os dados trazidos neste artigo anteriormente, a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, divulgou que a estimativa para o ano de 2022 é que haja 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil.

O número representa, de acordo com o órgão, “uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres”.

Além disso, a publicação ainda informa sobre a taxa de mortalidade, ajustada pela população mundial, que foi “11,84 óbitos/100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos por 100 mil mulheres, respectivamente”.

Qual a importância das ações do Outubro Rosa nas empresas?

A revista Public Health in Practice hospedou uma pesquisa relevante acerca da importância do Outubro Rosa, não só nas empresas, mas de forma geral, para a prevenção da doença.

O estudo em questão “Does Pink October really impact breast cancer screening?” analisou dados de janeiro de 2017 a dezembro de 2021 no Brasil, tendo identificado que as campanhas realizadas no mês de conscientização acerca do câncer de mama refletem no aumento do volume de buscas por mamografias.

Durante a realização das ações, há 39% a mais de procura pelos exames relativos à prevenção desse tipo de câncer. Ou seja, o Outubro Rosa é não só uma data oficializada nos calendários dos países por todo o mundo, como uma verdadeira estratégia de prevenção e combate ao câncer de mama.

É nesse contexto que se dá a necessidade das organizações aderirem às ações e às campanhas de Outubro Rosa, levando mais informação e acolhimento aos seus colaboradores.

Qual a  relação da alimentação com a prevenção do câncer de mama?

Responsável pelo recente levantamento “Dieta, Nutrição, Atividade Física e Câncer: Uma Perspectiva Global. Um Resumo do Terceiro Relatório de Especialistas com uma Perspectiva Brasileira “, o INCA, em parceria com American Institute for Cancer Research (AICR) e World Cancer Research Fund (WCRF), ratificou a importância de uma alimentação saudável e de uma rotina com atividades físicas para a prevenção de inúmeros tipos de cânceres, dentre eles o de mama.

O relatório de 142 páginas apresenta os estudos e revisões de estudos realizados acerca da relação entre dieta, nutrição e atividade física no combate ao câncer e na possibilidade de uma vida mais confortável para os acometidos com a doença.

O objetivo do documento era oferecer sustentação teórica para a formulação de recomendações para a prevenção dos cânceres. Confira os principais apontamentos deste estudo:

  • Estima-se que entre 30 e 50% de todos os casos de câncer são preveníveis adotando estilos de vida saudáveis e evitando a exposição a carcinógenos ocupacionais, poluição ambiental e certas infecções crônicas;
     
  • Evitar qualquer forma de tabaco, ter uma dieta e uma nutrição adequadas e praticar atividade física têm potencial, ao longo do tempo, de reduzir grande parte da carga global de câncer;

  • Dieta, nutrição e atividade física podem influenciar o risco de câncer de diversas maneiras. Alguns alimentos e bebidas podem ser vetores de substâncias específicas que atuam como carcinogênicas. Por outro lado, a obesidade e os modos de vida sedentários podem não atuar por meio das vias específicas, em vez disso, podem alterar o ambiente metabólico sistêmico do organismo, de modo que originam microambientes celulares que conduzem ao desenvolvimento do câncer em vários locais.

  • Há evidências acumuladas sobre como dieta, nutrição e atividade física podem ter um impacto nos processos biológicos que sustentam o desenvolvimento e a progressão do câncer – e influenciam na possibilidade de as células adquirirem as mudanças fenotípicas na estrutura e na função celular que são reconhecidas como características do câncer;
  • A atividade física melhora a sensibilidade à insulina e reduz os níveis de insulina em jejum, o que pode diminuir o risco de câncer de mama. Pode também reduzir os níveis circulantes de estrogênio;

  • A evidência do CUP e de outras fontes é convincente de que fatores nutricionais, como gordura corporal, bem como a atividade física, predizem com confiança importantes desfechos para pessoas com câncer de mama e outros cânceres antes do diagnóstico;

  • Embora a pesquisa sobre os efeitos da dieta, da nutrição e da atividade física e o risco de câncer esteja crescendo, apenas evidências dos efeitos desses fatores de estilo de vida na sobrevida e no risco futuro de câncer de mama foram revisadas. Essas são atualmente as melhores evidências disponíveis;

  • A compreensão atual da biologia do câncer e suas interações com a dieta, a nutrição e a atividade física apoiam esta recomendação.

Diante desses apontamentos, o INCA elaborou uma série de recomendações para a prevenção desses tipos de doença, como você observa na imagem abaixo.

Como a minha empresa pode contribuir com o Outubro Rosa?

Agora que você já sabe sobre o histórico e a importância do Outubro Rosa, pode transportar esse conhecimento para ações práticas dentro do seu negócio.

Os eventos corporativos são uma ótima forma de contribuição para o mês da conscientização e também para que a empresa demonstre cuidado e proximidade com seus colaboradores, sobretudo para com as mulheres.

O departamento de RH pode preparar uma programação diversa, com palestras técnicas, stands de tira-dúvidas sobre questões de saúde, mesas de discussão, além de gestos de conscientização sobre o câncer de mama.

É importante incentivar que todos os funcionários participem, inclusive o público masculino, para que a campanha tenha seu objetivo atingido – incentivar a população a conhecer, debater, identificar e prevenir a doença.

Além dos eventos corporativos com profissionais especializados no tema, algumas outras ideias podem ser implementadas no dia a dia da organização, como:

  1. Incentivo à consultas;

  2. Dia do rosa em homenagem ao símbolo da campanha Outubro Rosa;

  3. Corridas temáticas (são bem comuns nesta época do ano e podem envolver os colaboradores e seus familiares);

  4. Distribuição de materiais de conscientização;

  5. Ações de apoio a pessoas que estejam enfrentando alguma dificuldade em relação à doença e desejem ser assessoradas, como presença de psicólogos no expediente;

  6. Mudança da Identidade Visual da empresa para a cor rosa durante o mês de outubro;

  7. Investimento em iluminação rosa na fachada da empresa;

  8. Incentivo à participação dos colaboradores em projetos voluntários de combate ao câncer de mama;

  9. Café da Manhã com roda de conversa e apoio

Ou seja, existem inúmeras formas de implementar o Outubro Rosa nas empresas e contribuir para uma causa tão especial.

Por que investir em alimentação no Outubro Rosa nas empresas?

Após escolher qual será a programação do Outubro Rosa nas empresas, a organização deve se atentar aos detalhes para desenvolver eventos e ações que estejam conectados ao propósito da data.

Por isso, neste momento, uma das etapas imprescindíveis, em caso de rodas de conversa, palestras, cafés da manhã, ou qualquer outra atividade que envolva o encontro dos colaboradores e sua alimentação, é garantir que os cardápios escolhidos apresentem propostas saudáveis.

Afinal, como mencionamos anteriormente, dieta, nutrição e atividade física têm uma relação intrínseca com a prevenção de cânceres diversos.

Assim, os menus devem ser elaborados com muito cuidado, assegurando opções inclusivas, com alimentos frescos e que tenham os colaboradores como protagonistas do evento.

Por isso, é importante investir em empresas que ofereçam soluções especializadas para o mercado de alimentação para empresas e que não permitam falhas nesses processos.

A Delichef é referência em catering no Brasil, com serviço completo de refeição, desde a escolha de fornecedores, acondicionamento e transporte dos alimentos, até decoração e equipe de atuação no dia do evento, e com opções variadas de cardápios saudáveis.

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