Festa Junina na empresa: vale a pena investir neste tipo de evento?

Junho, julho e agosto marcam a época de um dos eventos mais tradicionais da cultura brasileira. Tem dúvidas sobre como organizar uma festa junina na empresa? A gente te ajuda!

Antes das dicas, que tal conhecer um pouquinho da história por trás dessa convenção realizada há tantos anos?

Como surgiu a festa Junina no Brasil? 

Embora não se saiba ao certo quando as festas juninas começaram por aqui, acredita-se que o resultado do que temos hoje se deu da união de costumes indígenas aos hábitos europeus.

Tanto os povos originários do Brasil quanto os que chegaram do hemisfério norte celebravam a época da colheita, com música, comidas e bebidas típicas, cada um à sua maneira.

Foi na mistura dessas duas formas de agradecer ao tempo fértil de semeadura que a Festa Junina tomou forma. Você encontra mais informações por aqui!

A partir daí, o evento se transformou e ainda se transforma, a partir da influência de diversos jeitos de colocar tudo isso em prática.

Junho marca o início oficial da festança por homenagear Santo Antônio (dia 13 de junho), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29), mas é bastante comum encontrar as Festas Julinas e Agostinas. Ou seja, muito tempo para se preparar e realizar uma na sua organização. Que tal?

Por que realizar uma festa junina na empresa?

Produzir uma festa junina na empresa representa uma ótima oportunidade corporativa para aproximar funcionários e integrar seus familiares à rotina da organização.

Esse tipo de evento é reconhecido pela temporada de ações sociais, com arrecadação de quilos de alimentos, brinquedos, entre outras possibilidades de acordo com o propósito de cada negócio.

Por ser muito versátil, a festa junina é uma das preferidas para atividades de endomarketing, uma vez que comporta tanto produções mais elaboradas com aluguel de espaço, pescaria, correio do amor, etc, até àquelas que ocorrem no dia a dia da empresa, durante os intervalos e após o expediente.

O que vale é investir no cardápio de itens  típicos (que possui uma infinidade de coisas gostosas), na decoração e na criatividade. Promover um concurso de caracterização dos funcionários, inclusive, pode ser uma ideia para engajá-los!

4 Dicas para organizar uma festa junina na empresa

Sabendo que estamos a poucos dias de dar início à essa época do ano, separamos algumas dicas rápidas para você produzir uma festa junina de sucesso na sua empresa.

1) Defina o objetivo do evento

Como dissemos, a festa junina na empresa pode servir para marcar o calendário, para arrecadar fundos para ações sociais, para confraternizar a equipe, etc.

Para cada uma dessas opções há uma melhor forma de realizar o evento. Por isso, o primeiro passo de qualquer produção é alinhar expectativas e a realidade. Perguntas que podem te ajudar nessa etapa:

•Por que e para que queremos realizar uma festa junina na empresa?

•Quais são os resultados que esperamos desse evento?

•O que faz mais sentido para a empresa nesse momento?

•Será na propria empresa? Irá demandar mais investimento? É o momento para algo maior?

•Quantas pessoas serão convidadas?

•Qual a idade do público?

•Como será realizado o consumo? Haverá ação social?

•Entre outras

A partir disso você pode começar a desenhar o escopo da festa e a pensar nas próximas fases que demandam a escolha do menu, da decoração e afins.

2) O cardápio é ponto principal

Nenhuma festa junina é festa junina sem canjica, quentão, cachorro-quente e paçoca! Por isso, invista tempo e recurso na escolha do menu desse evento.

As comidas típicas dessas celebrações são reconhecidas pelo Brasil todo e merecem destaque em qualquer produção. Você pode até inovar e propor jeitos diferentes de dar vida às receitas tradicionais, mas elas não podem faltar.

Canjica doce, maçã do amor, broa, caldos, quentão com ou sem álcool, bolo de milho, milho verde, pé de moleque, paçoca e cocada são só alguns dos exemplos de quitutes que podem marcar presença na sua festa junina na empresa.

Observe o perfil de convidados do evento e veja qual deles fará mais sucesso entre o público (ninguém quer desperdiçar nada, certo?).

Aqui é importante também pensar no acondicionamento, tanto das bebidas quanto das comidas e na necessidade de alternativas para dietas restritivas como vegetariana, vegana e celíaca. Tudo precisa ser fresquinho e na temperatura adequada.

3) A decoração pode ser um diferencial

A festa junina, na empresa ou fora dela, demanda uma decoração especial: bandeirinhas, toalhas de mesa xadrez, chapéu de palha, além de outros elementos que remetem à cultura do campo.

Quando bem estruturada, a decoração contribui para a construção positiva da experiência do evento.

Pode ser uma excelente ferramenta para fortalecer a imagem do evento, para gerar memórias e ações orgânicas de divulgação da marca.

Dessa forma, é uma etapa fundamental!  Você pode sair da caixa e pensar em cantinhos instagramáveis para os colaboradores tirarem suas fotos com coisas típicas da festa junina na empresa

4) Incentive a participação dos funcionários 

De nada adianta elaborar uma festa junina na empresa se o público para o qual ela foi direcionada não compra a ideia.

Por isso, incentive os colaboradores a participarem. Existem várias formas de fazer isso:

  • Promova um concurso do melhor traje típico
  • Elabore campanhas de arrecadação por setor, na qual aquele que reunir mais quilos de alimentos ou brinquedos soma mais pontos
  • Ensaie uma quadrilha com músicas tradicionais
  • Prepare ações típicas, como correio elegante, com um novo enfoque: elogiar o trabalho de um funcionário
  • Faça uma pescaria com prêmios que possam ser utilizados no dia a dia do negócio, como por exemplo dia de folga ou expediente reduzido.

Coloque tudo na ponta do lápis e depois em prática.

Com o catering corporativo a festa junina na empresa é mais estratégica

Todos esses passos demandam organização e tempo de produção – algo que você ou os demais departamentos da empresa podem não ter.

Mas, há outras formas de colocar a festa junina na empresa em prática até mais simples e mais estratégicas.

O catering, por exemplo, é o serviço de refeição corporativa que conduz todas as etapas de refeição de um evento desse tipo.

No escopo de trabalho desse serviço está incluso a decoração, o fornecimento e acondicionamento de alimentos e bebidas, a montagem e desmontagem da decoração tradicional, o menu com itens típicos e em diversidade, kits de festa, equipe para serviço de garçom, além de todas as demais atividades que compõem a organização da alimentação do evento.

Com o catering você e a sua empresa tem a garantia de que a festa junina irá sair conforme o planejado. É um investimento que deve ser considerado.

Delichef é a principal referência em catering corporativo de São Paulo capital, bem como de Alphaville e ABC e tem como principal diferencial a personalização: por aqui fazemos o evento de acordo com a necessidade da sua empresa.

Faça seu catering corporativo com a Delichef e antecipe a organização da festa junina na empresa.