Como organizar um almoço corporativo: o que não pode faltar? 

Saber como organizar um almoço corporativo pode parecer uma tarefa simples, entretanto requer que várias etapas sejam planejadas minuciosamente

Utilizado como ferramenta estratégica para eventos longos, com propósito de networking, ou em ocasiões mais formais, os almoços empresariais têm um caráter sóbrio e estabelecem uma relação direta com o branding da organização. 

Isso significa dizer que quanto mais assertivo o evento, mais credibilidade a empresa assume frente aos convidados. 

Por isso, é um momento que deve levar em conta não só os menus, como o local de realização, cronologia, demanda por dietas restritivas, harmonização com bebidas, além de muita inovação. 

Continue conosco para ficar por dentro de dicas essenciais para a realização de um almoço corporativo que acerte no tom e no sabor.

Quando organizar um almoço corporativo?

Como dissemos anteriormente, o almoço corporativo é uma excelente alternativa para intercalar programações mais densas e que demandam um período maior de intervalo, com uma alimentação completa.  

Exatamente por isso, por representar um momento tão importante para os eventos empresariais, é que deve ser planejado com cautela. 

Em outros casos, o almoço corporativo pode cumprir objetivos de networking ou, até mesmo, de agradecimento da equipe gestora ou de motivação da liderança para funcionários e seus familiares. 

Seja qual for o propósito, entender como organizar um almoço corporativo de sucesso depende do tripé: planejamento, cardápio adequado e diversidade. 

Como organizar um almoço corporativo: 5 dicas infalíveis

1) Atente-se ao planejamento

Assim como em qualquer outro modelo de evento empresarial, o almoço corporativo requer planejamento. 

Entenda, em primeiro plano, se o evento combina com a realização de um almoço. 

Depois, estipule um cronograma específico para a atividade, contemplando margens de atraso e imprevistos. Ou seja, defina os horários de início e fim da ocasião. 

Aqui é válido ter atenção também para o cerimonial! Almoços que contam com a presença de personalidades ou pessoas importantes devem seguir um protocolo próprio, com lugares marcados, além de regras de etiqueta.

Ao desenhar todo o escopo do projeto, você diminui as chances de errar na execução do mesmo. 

2) Defina o cardápio de acordo com o objetivo do evento

Parece óbvio dizer que organizar um almoço corporativo depende, sobretudo, de uma escolha detalhada do menu, certo? 

Ainda assim, essa é uma etapa que guarda singularidades. Para escolher o menu adequadamente, você deve levar em consideração: 

•Estação do ano em que o almoço será realizado. 

Temporadas frias combinam com pratos mais encorpados, por exemplo. Já épocas quentes pedem o investimento em saladas, frutos do mar, ou outros itens refrescantes.

•Local em que o menu será servido. 

Escolher entre os tipos de serviço (americano – as pessoas se servem; à inglesa – a comida é oferecida no prato; ou à francesa – pratos já montados) é essencial para definir quais alimentos farão parte do cardápio.

Afinal, cada uma delas requer uma dinâmica própria e se dão melhor em espaços determinados. 

•A temperatura dos alimentos. 

Tudo deve ser mantido, durante todo o almoço, na temperatura correta – sejam os itens frios ou os quentes. 

•A possibilidade de cardápios para dietas restritivas

É válido checar entre os convidados se há a demanda por cardápios que abraçam dietas restritivas, como veganas, vegetarianas, sem glúten ou lactose, dentre outras. 

•A inovação dos pratos e harmonia do serviço 

Um almoço corporativo deve seguir um storytelling gastronômico, com início, meio e fim.

Por isso, é necessário elaborar um menu que abra e feche uma história ou um objetivo de experiência. Teste sabores, pense fora da caixa e monte o cardápio certo para a programação. 

3) Trabalhe com uma equipe de serviço treinada

Normalmente, os almoços corporativos são momentos de refeição mais complexos. 

Dessa forma, é importante que os responsáveis pelo serviço e demais etapas de realização do evento tenham experiência e saibam gerir crises caso estas ocorram.

Priorize um time que já trabalhe nesse ramo, que entenda de harmonização de sabores, atendimento ao público e cerimonial. 

Assim, você otimiza as possibilidades de organizar um almoço corporativo de excelência. 

4) Visualize uma decoração que complemente o almoço 

A decoração não precisa ser meramente acessória! Ela pode ser parte da proposta do almoço corporativo. 

Para isso, todas as dicas anteriores precisam estar na ponta do lápis. Isso porque para combinar a decoração com o propósito do evento, você deve ter clareza do porquê está realizando o almoço. 

Assim, monte uma decoração envolvente, que ofereça elementos sensoriais extras para que os convidados testem os menus de forma ainda mais intensa. 

Aqui é válido garantir que o ambiente conte com todas as funções básicas para a realização de um evento deste tipo, como cozinha, tomadas, geladeira e freezer, fogão, banheiros, áreas arejadas, etc. 

5) Inove! 

Os almoços corporativos podem servir para propagar mensagens significativas das empresas. 

Após o serviço de refeição e passado o tempo previsto para o networking, a empresa pode aproveitar para cativar os participantes. 

Para isso existem inúmeras formas, como um breve discurso do organizador, uma agradecimento dos superiores aos subordinados, entrega de kits e brindes, uma mensagem surpresa. 

Enfim, a ousadia, desde que com propósito, é a sua grande aliada neste aspecto.

Conclusão

Ao seguir essas dicas sobre como organizar um almoço corporativo, sua empresa agrega ao planejamento estratégico anual outra ação de fortalecimento de marca, gestão do conhecimento e sintonia dos funcionários.

Além disso, investir em serviços especializados na execução de eventos corporativos, como os caterings, garante que todas as etapas dessas atividades sejam realizadas de forma plenamente satisfatória. 

Ou seja, em um contexto em que eventos empresariais refletem diretamente na construção de imagem de um negócio, é essencial priorizar qualidade e propósito. 

A Delichef, por exemplo, é a referência mais completa em catering do mercado. O catering abrange desde o planejamento à execução da refeição de qualquer tipo de evento, oferecendo diversas opções de menu, equipe própria para o serviço, decoração, bem como fornecimento e o devido acondicionamento para os alimentos. 

Saiba quais opções de cardápio Delichef podem combinar com o seu almoço corporativo aqui!