Coquetel Corporativo: 5 dicas para realizar na sua empresa

Dentre os modelos de eventos empresariais, o coquetel corporativo talvez seja um dos mais versáteis. 

Seja para intercalar programações de palestras, rodas de discussão, seminários ou reuniões pontuais da empresa, tal atividade representa um momento de integração e troca de ideias mais informal.

Diferentemente de jantares e almoços, que podem demandar uma organização mais minuciosa e uma etiqueta corporativa diferenciada, o coquetel corporativo permite networking em um ambiente descontraído e com serviço de refeição mais criativo.

Organizá-lo nem sempre é uma tarefa fácil, por isso, separamos abaixo algumas dicas que podem contribuir para o planejamento da sua empresa. 

Afinal, o que precisa ser observado em um coquetel corporativo? 

Os coquetéis corporativos são eventos, normalmente, de intervalo entre uma programação e outra. 

Por isso, são realizados em um espaço de tempo mais reduzido e em um local próximo às atividades em questão. 

O cardápio é outro ponto que deve ser analisado com cautela, pois demanda comidas e bebidas de fácil manuseio e um consumo mais prático, tal qual finger foods ou canapés. 

Embora sejam, em sua grande maioria, bastante informais, os coquetéis ainda contribuem para o fortalecimento da marca da empresa. Por isso, todas as suas etapas devem ser alinhadas ao propósito da organização e do evento ao qual o momento está relacionado. 

Dessa forma, atente-se para alguns passos essenciais para um coquetel corporativo de sucesso: 

1) ESCOLHA O LOCAL ADEQUADO

Como dissemos, o espaço deve ser próximo ao evento para não desperdiçar o timing da programação. 

Além disso, o ambiente escolhido precisa ser arejado, contemplar infraestrutura de banheiros e cozinha/dispensa para o serviço de refeição, bem como área livre para mesas e decoração. 

Esta etapa está diretamente relacionada também ao mapeamento de participantes do evento. Saiba quantas pessoas estarão presentes para assegurar que o conforto seja a principal característica avaliada nessa decisão de espaço. 

Por fim, o coquetel corporativo demanda um ambiente para trocas mais intimistas e que seja aconchegante para tal. Leve isso em consideração. Conforto é a palavra chave. 

2) PLANEJE O CARDÁPIO DE COMIDAS

Uma das vantagens de realizar um coquetel corporativo é poder escolher um menu de comidas mais prático. 

Não são necessários pratos elaborados ou itens extravagantes. Petiscos e finger foods são as preferências desses modelos de eventos. 

Assim, avalie o horário no qual será realizado o coquetel, bem como a estação do ano, para escolher elementos que combinem com essas condições. 

Por exemplo, estações mais quentes podem contar com opções de comidas mais leves. Um coquetel realizado pela manhã demanda comidas voltadas para um “menu padaria”, enquanto os da tarde e noite podem ser mais arrojados como os de um happy hour. 

O importante é garantir que os alimentos estejam frescos e na temperatura adequada, além de serem de um fornecedor de confiança. 


Para o serviço, há como se optar por garçons volantes (algo mais refinado) ou pelo autosserviço dos participantes (convidados são incentivados a circularem pelo espaço do evento). 

3) NÃO SE ESQUEÇA DAS BEBIDAS 

Após definir o horário do coquetel corporativo, fica mais fácil pensar na cartela de bebidas do evento. Veja algumas dicas abaixo:

Período matutino: as opções adequadas podem contemplar variedades de café, sucos de frutas frescas, leite (frio e quente e com e sem lactose), água e refrigerantes, por exemplo.  

Período vespertino ou noturno: além das opções acima, drinks que casem com a estação do ano, podendo ser mais leves ou mais densos, alcoólicos ou não etc.

4) PREOCUPE-SE COM A REPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS E BEBIDAS

Como o coquetel corporativo é realizado em um espaço de tempo reduzido, é comum que as pessoas consumam bebidas e comidas mais rápido. 

Por isso, é imprescindível dedicar atenção à reposição destes itens e, sobretudo, ao cálculo da quantidade ideal de cada um deles para durar o tempo correto do evento.

Para isso, mapeie: 

•A quantidade de pessoas 

•O perfil dos participantes 

•Os modelos de refeição a servir (avalie antecipadamente a necessidade de cardápios inclusivos)  

• E já te ensinamos em outro artigo do nosso blog a calcular a quantidade certa de comida e bebida para o seu evento corporativo: relembre! 

Tendo essas informações em mãos, você pode elaborar uma estratégia de reposição de alimentos e bebidas para que os participantes não tenham a sensação de que o evento está acabando antes mesmo de começar. 

5) ASSOCIE-SE A PARCEIROS E EMPRESAS REFERÊNCIA NO MERCADO

Todo serviço de refeição requer bastante zelo, visto que é uma das partes mais importantes dos eventos corporativos. 

É neste momento que os participantes ratificam ou afastam as ideias positivas que tiveram acerca da programação e da empresa que oferece as atividades. 

Por isso, é fundamental que o coquetel corporativo seja conduzido por empresas e fornecedores referência no mercado, que tenham know-hall para atuarem neste segmento e contemplem um portfólio de serviços completos. 

O catering, modelo responsável por todas as etapas de um serviço de refeições para eventos corporativos, é a opção mais segura e adequada para a realização de um coquetel de sucesso.

Já conhece nosso escopo de trabalho nesse sentido? 

A Delichef é referência em catering, com serviços que contemplam toda a cadeia de refeição de eventos corporativos, inclusive os coquetéis. São conduzidos pela Deli: 

-Decoração

-Fornecimento de alimentos e bebidas 

-Cardápios diversificados para cada ocasião 

-Modelos de brindes

-Equipe de serviço 

-Montagem e desmontagem

-Condicionamento dos alimentos e bebidas 

-Cálculo da quantidade desses itens e reposição dos mesmos

-Transporte dos itens necessários ao serviço 

-Gerenciamento de crises 

Entre outras atividades que podem ser personalizadas para cada demanda do cliente. Ou seja, ao contratar um serviço de catering você tem a certeza que o seu evento sairá tal qual o planejado, sem que você ou seus gestores precisem dedicar tempo de produção para a sua organização. 

É mais rentável para o negócio e contribui para a otimização da imagem da empresa, uma vez que o coquetel corporativo será realizado adequadamente. 

Conte com o time Delichef para a realização do seu próximo coquetel corporativo!