Investir em eventos corporativos gera resultados a curto, médio e longo prazo para as empresas. Isso porque além de representarem uma importante estratégia de relacionamento, tais atividades fortalecem a marca dos negócios e a possibilidade de networking para além dos dias de programação.
De maneira geral, os objetivos dos eventos corporativos podem variar de acordo com as propostas de trabalho e endomarketing de cada negócio. Você, por exemplo, pode adotá-los para realizar treinamentos entre funcionários, encontro de início ou final de ano, repasse de metas e planejamentos, palestras, mesas redondas, cafés da manhã e afins.
O importante para todos esses casos, independente da modalidade, é garantir que cada etapa da programação esteja focada na experiência do participante, observando, sobretudo, a sua pluralidade.
Neste artigo vamos conversar um pouco mais sobre os motivos para a sua empresa investir em eventos corporativos em 2023 e como fazer isso. Continue conosco.
Vale a pena investir em eventos corporativos em 2023?
Você provavelmente tem a lembrança de algum evento corporativo que tenha te proporcionado insights, certo?
Essas ações, quando bem realizadas, têm esse potencial de inspirar os participantes. Para as empresas, por sua vez, é uma oportunidade de quebrar a rotina de trabalho, motivar os colaboradores a entenderem seu propósito na organização, bem como aproximar clientes e parceiros
Além das vantagens tradicionais da realização desse tipo de atividade, o mercado de eventos apresenta um cenário promissor para 2023, o que pode contribuir para a sua decisão de realizar ou não uma programação na sua empresa.
De acordo com a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), o setor foi responsável por movimentar R$4,65 bilhões em impostos federais em 2022 e por um crescimento de 400%, em relação a 2020.
Após o déficit do segmento durante a pandemia, a estimativa é que
esse número continue crescendo, incluídas as programações voltadas ao campo empresarial.
Ou seja, vale a pena investir em eventos corporativos, seja qual for a modalidade da sua programação.
E quais as vantagens de investir em eventos corporativos?
Como dissemos, existem vários benefícios por trás da realização de eventos corporativos.
- Possibilita o networking entre funcionários e profissionais de outros negócios, otimizando a gestão de conhecimento e de inovação da empresa.
- Permite a concessão de espaços (pagos ou não) para anúncios de parceiros – assim, há como tornar a programação rentável para o caixa do negócio.
- Aproxima os colaboradores (quando o evento é interno), e também fortalece o relacionamento entre os clientes e a empresa (quando o evento é voltado para o público externo).
- Deixa a rotina de trabalho mais dinâmica.
- Representa um momento de aprendizagem, quando é voltado para treinamentos e palestras.
- Reforça o posicionamento da empresa em relação à sua visão, missão e valores.
- Transforma o ambiente de trabalho em um lugar de acolhimento e bem-estar.
- Auxilia as equipes de marketing na comunicação interna da empresa e na divulgação da cultura organizacional.
Como organizar um evento corporativo em 2023?
Agora que você sabe da importância da realização de eventos corporativos, é hora de colocar a mão na massa e preparar a agenda de possibilidades do ano. Confira algumas dicas:
1) Visualize o evento corporativo como parte de suas ações estratégicas
Não é interessante organizar um evento corporativo que não tenha um objetivo definido.
Em outras palavras, que seja realizado sem propósito ou tática.
Mais do que relacionamento e networking, os eventos corporativos contribuem para o branding da marca e são componentes de uma estratégia maior de marketing e vendas.
Por isso, o primeiro passo para executá-lo é desenhar cada um de seus detalhes.
•Por que organizar um evento corporativo?
•Quais metas irei definir para este evento?
•Qual porcentagem de cumprimento das metas é satisfatória? Qual é desejável dentro do contexto atual?
•O que espero ao final deste evento?
•Este é um evento para os seus colaboradores ou para clientes?
Essas são algumas perguntas que podem nortear a organização do seu evento corporativo de forma que ele não seja um investimento vazio.
2) Elabore uma lista de necessidades
Após pensar no desenho do projeto, outra dica valiosa é transportar todos os insights para um modelo de checklist.
Assim, o processo fica mais visual e menos suscetível às falhas.
Ao cumprimento de cada atividade você pode marcá-la como concluída e ir para o próximo passo.
Inclusive, essa listagem é personalizável, de acordo com o que for interessante para o seu negócio.
Algumas sugestões:
•Quais serão as atrações/palestrantes/momentos presentes no evento?
•Previsão orçamentária
•Quantas pessoas precisarão ser mobilizadas para organizar o evento antes, durante e depois
•Quantidade de participantes esperados
•Captar patrocinadores e parceiros
•Definir como o evento será comunicado e quais materiais de apoio serão necessários
Entre outras possibilidades.
3) Conecte-se com fornecedores e serviços certos
Organizar um evento corporativo requer capacitação. Por isso, contratar fornecedores e profissionais que entendam deste mercado é essencial.
Faça uma pesquisa de campo das empresas que oferecem os serviços necessários para o seu e dedique um tempo para validar se elas se adequam ao propósito da sua programação.
Verifique também se irão conseguir entregar todas as demandas do evento e quais os prazos necessários.
4) Defina o local
Escolher o local é uma das partes mais importantes na organização de um evento corporativo.
Além de recepcionar os participantes com conforto, o espaço deve ter estrutura de banheiros, circulação de ar, compatibilidade para eletrônicos, internet, iluminação, acessibilidade, fácil localização, etc.
Portanto, inicie o planejamento do evento corporativo o quanto antes.
Quanto mais tempo para executar todas as tarefas melhor.
5) Invista no buffet
O buffet pode representar uma virada de chave na programação do seu evento corporativo.
É neste momento que as pessoas repercutem as atividades feitas até então e que há a integração dos participantes.
Invista nos fornecedores certos, que elaborem o cardápio ideal para o seu tipo evento – levando em conta o perfil dos convidados, o horário de realização, criatividade, logística e o desejo por uma experiência completa.
Priorizar o conforto, sabor, alimentos frescos, temperatura dos quitutes e bebidas, além de garantir que não falte nada para nenhum participante é indispensável.
Outro ponto importante para a escolha da empresa que presta esse tipo de serviço é acertar na quantidade de comidas e bebidas servidos, para que não haja desperdício e nem falte algum item para algum participante.
Como escolher o buffet certo para eventos corporativos?
A Delichef é uma empresa de catering corporativo, referência na organização de eventos para grandes empresas, como Amazon, Microsoft, Twitter, Mais Diversidade e Paypal.
São diversas as opções de serviços da marca, desde café da manhã, almoço, brunch e coffees até possibilidades de kit lanche e breakfast box.
Ou seja, um portfólio elaborado para todas as ocasiões, com segurança alimentar, atendimento personalizado e, claro, muito sabor.
>>> Faça seu catering com a Delichef e coloque em prática a ideia do seu próximo evento corporativo.