Vale a pena investir em eventos corporativos em 2023? 

Investir em eventos corporativos gera resultados a curto, médio e longo prazo para as empresas. Isso porque além de representarem uma importante estratégia de relacionamento, tais atividades fortalecem a marca dos negócios e a possibilidade de networking para além dos dias de programação. 

De maneira geral, os objetivos dos eventos corporativos podem variar de acordo com as propostas de trabalho e endomarketing de cada negócio. Você, por exemplo, pode adotá-los para realizar treinamentos entre funcionários, encontro de início ou final de ano, repasse de metas e planejamentos, palestras, mesas redondas, cafés da manhã e afins. 

O importante para todos esses casos, independente da modalidade, é garantir que cada etapa da programação esteja focada na experiência do participante, observando, sobretudo, a sua pluralidade

Neste artigo vamos conversar um pouco mais sobre os motivos para a sua empresa investir em eventos corporativos em 2023 e como fazer isso. Continue conosco. 

Vale a pena investir em eventos corporativos em 2023?

Você provavelmente tem a lembrança de algum evento corporativo que tenha te proporcionado insights, certo? 

Essas ações, quando bem realizadas, têm esse potencial de inspirar os participantes. Para as empresas, por sua vez, é uma oportunidade de quebrar a rotina de trabalho, motivar os colaboradores a entenderem seu propósito na organização, bem como aproximar clientes e parceiros

Além das vantagens tradicionais da realização desse tipo de atividade, o mercado de eventos apresenta um cenário promissor para 2023, o que pode contribuir para a sua decisão de realizar ou não uma programação na sua empresa. 

De acordo com a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), o setor foi responsável por movimentar R$4,65 bilhões em impostos federais em 2022 e por um crescimento de 400%, em relação a 2020. 

Após o déficit do segmento durante a pandemia, a estimativa é que 

esse número continue crescendo, incluídas as programações voltadas ao campo empresarial. 

Ou seja, vale a pena investir em eventos corporativos, seja qual for a modalidade da sua programação.

E quais as vantagens de investir em eventos corporativos? 

Como dissemos, existem vários benefícios por trás da realização de eventos corporativos. 

  1. Possibilita o networking entre funcionários e profissionais de outros negócios, otimizando a gestão de conhecimento e de inovação da empresa.
  2. Permite a concessão de espaços (pagos ou não) para anúncios de parceiros – assim, há como tornar a programação rentável para o caixa do negócio.
  3. Aproxima os colaboradores (quando o evento é interno), e também fortalece o relacionamento entre os clientes e a empresa  (quando o evento é voltado para o público externo).
  4. Deixa a rotina de trabalho mais dinâmica.
  5. Representa um momento de aprendizagem, quando é voltado para treinamentos e palestras.
  6. Reforça o posicionamento da empresa em relação à sua visão, missão e valores.
  7. Transforma o ambiente de trabalho em um lugar de acolhimento e bem-estar.
  8. Auxilia as equipes de marketing na comunicação interna da empresa e na divulgação da cultura organizacional. 

Como organizar um evento corporativo em 2023? 

Agora que você sabe da importância da realização de eventos corporativos, é hora de colocar a mão na massa e preparar a agenda de possibilidades do ano. Confira algumas dicas: 

1) Visualize o evento corporativo como parte de suas ações estratégicas 

Não é interessante organizar um evento corporativo que não tenha um objetivo definido.

Em outras palavras, que seja realizado sem propósito ou tática. 

Mais do que relacionamento e networking, os eventos corporativos contribuem para o branding da marca e são componentes de uma estratégia maior de marketing e vendas. 

Por isso, o primeiro passo para executá-lo é desenhar cada um de seus detalhes. 

•Por que organizar um evento corporativo? 

•Quais metas irei definir para este evento? 

•Qual porcentagem de cumprimento das metas é satisfatória? Qual é desejável dentro do contexto atual? 

•O que espero ao final deste evento? 

•Este é um evento para os seus colaboradores ou para clientes?

Essas são algumas perguntas que podem nortear a organização do seu evento corporativo de forma que ele não seja um investimento vazio. 

2) Elabore uma lista de necessidades

Após pensar no desenho do projeto, outra dica valiosa é transportar todos os insights para um modelo de checklist. 

Assim, o processo fica mais visual e menos suscetível às falhas.

Ao cumprimento de cada atividade você pode marcá-la como concluída e ir para o próximo passo. 

Inclusive, essa listagem é personalizável, de acordo com o que for interessante para o seu negócio.  

Algumas sugestões:

•Quais serão as atrações/palestrantes/momentos presentes no evento?

•Previsão orçamentária 

•Quantas pessoas precisarão ser mobilizadas para organizar o evento antes, durante e depois

•Quantidade de participantes esperados

•Captar patrocinadores e parceiros

•Definir como o evento será comunicado e quais materiais de apoio serão necessários

Entre outras possibilidades.

3) Conecte-se com fornecedores e serviços certos 

Organizar um evento corporativo requer capacitação. Por isso, contratar fornecedores e profissionais que entendam deste mercado é essencial. 

Faça uma pesquisa de campo das empresas que oferecem os serviços necessários para o seu e dedique um tempo para validar se elas se adequam ao propósito da sua programação. 

Verifique também se irão conseguir entregar todas as demandas do evento e quais os prazos necessários.

4) Defina o local 

Escolher o local é uma das partes mais importantes na organização de um evento corporativo. 

Além de recepcionar os participantes com conforto, o espaço deve ter estrutura de banheiros, circulação de ar, compatibilidade para eletrônicos, internet, iluminação, acessibilidade, fácil localização, etc. 

Portanto, inicie o planejamento do evento corporativo o quanto antes. 

Quanto mais tempo para executar todas as tarefas melhor. 

5) Invista no buffet  

O buffet pode representar uma virada de chave na programação do seu evento corporativo

É neste momento que as pessoas repercutem as atividades feitas até então e que há a integração dos participantes.

Invista nos fornecedores certos, que elaborem o cardápio ideal para o seu tipo evento – levando em conta o perfil dos convidados, o horário de realização, criatividade, logística e o desejo por uma experiência completa. 

Priorizar o conforto, sabor, alimentos frescos, temperatura dos quitutes e bebidas, além de garantir que não falte nada para nenhum participante é indispensável.

Outro ponto importante para a escolha da empresa que presta esse tipo de serviço é acertar na quantidade de comidas e bebidas servidos, para que não haja desperdício e nem falte algum item para algum participante. 

Como escolher o buffet certo para eventos corporativos? 

A Delichef é uma empresa de catering corporativo, referência na organização de eventos para grandes empresas, como Amazon, Microsoft, Twitter, Mais Diversidade e Paypal. 

São diversas as opções de serviços da marca, desde café da manhã, almoço, brunch e coffees até possibilidades de kit lanche e breakfast box. 

Ou seja, um portfólio elaborado para todas as ocasiões, com segurança alimentar, atendimento personalizado e, claro, muito sabor. 

>>> Faça seu catering com a Delichef e coloque em prática a ideia do seu próximo evento corporativo.