Janeiro branco nas empresas: comportamento alimentar e saúde mental  

Uma medida bastante eficaz para disseminar ou promover a conscientização de determinadas pautas, é evidenciar esses temas em meses específicos, como é o caso do outubro rosa e do novembro azul. O primeiro ciclo do ano marca o momento do Janeiro Branco, nas empresas, instituições de saúde e demais organizações sociais. Sabe do que se trata?

Neste artigo vamos conversar mais sobre o assunto, além de mostrar a importância das empresas trabalharem ações voltadas para a temática. Continue conosco. 

Como surgiu o Janeiro Branco?

Criada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão, a campanha janeiro branco ganhou notoriedade ao passo que a atenção à saúde mental, bem-estar físico e emocional também passou a figurar papel de destaque nas organizações, nos assuntos cotidianos e no conhecimento popular.

Qual o tema do Janeiro Branco em 2023? 

O mês e a cor do movimento foram escolhidos para representar a possibilidade de criação de uma nova perspectiva, de algo novo no sentido da vida, como em telas ou folhas em branco. A cada ano a campanha ganha uma angulação inédita, sendo a de 2023: “A vida pede equilíbrio”. 

A maior parte das vagas de trabalho do mercado atual ocupa mais de 30% do dia de um funcionário, representando um dos espaços que eles mais frequentam. Por isso, é importante que gestores e líderes tenham a sensibilidade de identificar as necessidades das equipes produtivas, principalmente, em relação à queixas de sobrecarga, má remuneração, presença de assédios variados, etc. 

Todos esses fatores podem contribuir para o desenvolvimento de doenças que afetam a saúde mental. Neste sentido, uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde, de 2022, identificou que cerca de um bilhão de pessoas, destas 14% representadas por adolescentes, convivem com algum tipo de transtorno mental. 

Outra pesquisa, desta vez da Global Health Service Monitor, entrevistou 1000 brasileiros e mensurou que a preocupação com tópicos relacionados à saúde mental triplicou em 4 anos 

O estudo mostrou que, em 2018, 17% dos brasileiros diziam acreditar que depressão ou ansiedade causavam algum tipo de desconforto na rotina. O número passou para 27% em 2019, 40% em 2021 e 49% em 2022.

Dentre alguns fatores que colaboraram para a popularização da necessidade de se falar de “saúde mental” e também para o surgimento de transtornos mentais neste período, estão a Covid-19, jornadas exaustivas de trabalho, instabilidade financeira, poucas horas de sono e impossibilidade de lazer e ócio.

Por que as empresas devem se envolver em ações do Janeiro Branco? 

Como dissemos anteriormente, boa parte da vida dos colaboradores é dedicada ao trabalho. 

Desta forma, é essencial que o janeiro branco também seja repercutido nas empresas, uma vez que elas representam espaços importantes entre os colaboradores.

Garantir um ambiente saudável, de valorização do potencial individual e coletivo dos trabalhadores, com remuneração adequada e que coloque o bem-estar das equipes em voga, contribui para um dia a dia de trabalho mais fluido. 

Quando as organizações se dedicam às temáticas relacionadas aos cuidados com a saúde mental, física e emocional dos funcionários, efetivando ações práticas em prol disso, a taxa de rotatividade cai e a empresa se sedimenta no mercado. 

Como o comportamento alimentar pode ser associado ao Janeiro Branco?

O comportamento alimentar em desequilíbrio muitas vezes sinaliza um ponto de alerta para a saúde mental. 

A ansiedade pode se manifestar, por exemplo, por meio de episódios de compulsão alimentar. Da mesma forma que outros transtornos, tais quais anorexia e bulimia, também estão associados a essa combinação – saúde mental e alimentação. 

No meio corporativo, as empresas podem ter um papel fundamental na disseminação de informação sobre o assunto, auxiliando colaboradores e funcionários que talvez enfrentam essas questões. 

Em prol da saúde mental dos funcionários neste aspecto, várias medidas podem repercutir positivamente dentro da instituição. 

É o caso de eventos expositivos sobre o tema, com profissionais especializados (nutricionista, nutrólogos, psicólogos, entre outros); de cafés da manhã com alguma ação de relaxamento, tal qual yoga; intervalos maiores entre as jornadas de trabalho para degustação de cardápios mais saudáveis; almoços corporativos com debate sobre a pauta; sessões gratuitas de psicólogos focados em comportamento alimentar, entre outras possibilidades

Neste caso, o importante é que os líderes preocupem-se, de fato, com a promoção de ações, eventos e programações que abracem a campanha janeiro branco nas empresas, destacando a importância do bem-estar de seus funcionários para todos os demais processos do negócio. 

Para isso, é imprescindível investir em serviços que se dedicam aos detalhes, principalmente quando relacionados à alimentação saudável de eventos da campanha, proporcionando alimentos frescos e bem condicionados.

O catering da Delichef pode te ajudar a elaborar um planejamento de Janeiro Branco focado em cardápios personalizados, com opções para dietas restritivas, bem como a oferta de serviço completo de refeição.

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