As campanhas do Dia das Mulheres nas empresas precisam estar associadas à importância da data. Utilizar o 8 de março para enaltecer o papel das líderes, gestoras e colaboradoras de um negócio é uma excelente estratégia de relacionamento e de reconhecimento profissional.
Por isso, ações desse tipo conseguem sensibilizar toda a empresa em prol de um tema importante, bem como têm impacto direto no bem-estar dos funcionários, na produtividade e na visibilidade daquelas que estão à frente das conquistas da organização.
Mas é preciso atenção para não cair na rotina, elaborando atividades clichês ou desconectadas do propósito da data e da empresa.
Neste conteúdo, vamos apresentar algumas abordagens interessantes para campanhas de dia das mulheres nas empresas. Continue conosco, pois já é tempo de organizar as suas!
Qual a abordagem certa para campanhas de Dia das Mulheres nas empresas?
Antes de qualquer ação ou campanha de dia das mulheres, é importante que os gestores e organizadores da programação compreendam o motivo da celebração.
Assim como o Janeiro Branco, Outubro Rosa e o Novembro Azul, por exemplo, o mês de março é marcado por uma pauta singular: a luta pelos direitos e conquistas das mulheres, sobretudo, no campo profissional.
Dessa forma, atividades que reforcem estereótipos antiquados ou fiquem apenas no superficial são contraindicadas.
O melhor é utilizar a data como uma verdadeira oportunidade para aumentar a visibilidade das mulheres que trabalham no negócio, destacando suas funções, contribuições e afins.
É tempo de pensar e fortalecer indicadores que valorizem a figura da mulher na empresa, observando a importância de sustentar essas ações ao longo do ano.
Portanto, as campanhas de dia das mulheres nas empresas devem fazer parte de um posicionamento consciente das organizações, orientando-se pela pauta da diversidade, equidade e da voz ativa dessas profissionais.
5 ações e campanhas de dia das mulheres nas empresas para fazer em 2023
Diante desse entendimento, a empresa pode optar por inúmeras ações e campanhas de dia das mulheres que gerem transformação no dia a dia do negócio. Veja alguns exemplos a seguir:
1) Eventos para estreitar o relacionamento
Nesta data, é importante pensar em ações que tenham uma angulação afetuosa e conectada com o propósito da empresa e da data. Uma forma de fazer isso é por meio da realização de eventos temáticos que possam estreitar o relacionamento entre o time e a causa.
Alguns modelos de eventos que podem ser trabalhados são:
•Café da manhã
•Coquetel
•Almoço
•Happy hour
•Piquenique
•Jantar
Entre outras possibilidades…
O mais importante é pensar nessas programações de forma que, além de confraternizar em equipe, abram-se espaços para destacar a colaboração das funcionárias, a importância delas para os resultados da empresa ou outras ações de valorização dessas colaboradoras.
É momento de deixar as mulheres do time brilharem!
Os eventos corporativos são plataformas importantes para a empresa divulgar seus valores. Nada melhor do que elaborar uma programação bacana, com um momento de troca de ideias sobre o tema e com uma pausa para refeição. Também é possível acrescentar atividades como yoga ou alongamento em equipe, para gerar mais conexão no grupo.
Cada etapa da organização dessa ação deve ser conduzida de forma bastante minuciosa. O objetivo é que os eventos empresariais representem ações estrategicamente positivas para a organização. Por isso, pense nas atividades que melhor compõem a sua campanha de Dia das Mulheres e não esqueça de nenhum detalhe.
>>>Tem dúvidas sobre como organizar eventos corporativos? Leia também: “Dicas para organizar um evento corporativo de sucesso”
2) Indicadores que valorizam mulheres
Uma ótima forma de celebrar o mês de março é observar se a organização é realmente um espaço que incentiva o trabalho de mulheres e que busca a equidade profissional entre seus colaboradores.
Para isso, você pode pensar em indicadores que sejam checados e compartilhados com toda a equipe anualmente neste período.
É o caso, por exemplo, de metas de contratação ou de cargos de liderança ocupados por mulheres – sejam líderes de áreas ou projetos específicos -, entre outras práticas.
Nesse mesmo sentido, eventos que destaquem as funcionárias da empresa e suas contribuições para o negócio são uma ótima ideia. Afinal, o reconhecimento profissional é uma das melhores formas de dar força à pauta.
3) Palestras, mesas redondas e rodadas e treinamentos
Outra ideia de campanhas de dia das mulheres nas empresas é a organização de atividades que ratifiquem os espaços de fala dessas pessoas.
Que tal pensar em palestras, mesas redondas ou treinamentos que sejam liderados e mediados por elas?
Convide a empresa toda a participar e elabore uma programação que priorize a participação e presença feminina.
4) Uma equipe de promoção das atividades composta por mulheres
A organização das atividades de março deve começar com antecedência e é imprescindível contar com um time operacional e de idealização formado também, claro, por mulheres.
Quanto mais plural a equipe executora, melhores as chances das ações não caírem no lugar comum e de refletirem em atividades que agreguem valor e transformem a organização.
Por isso, pense em um time potente, com colaboradores que irão conduzir as atividades tendo como foco o propósito da data e a transformação do cenário!
5) Identidade visual disruptiva
Invista em uma identidade visual criativa para as campanhas de dia das mulheres.
Dê espaço para que as histórias inspiradoras das funcionárias sejam divulgadas nos meios de comunicação internos (mural e e-mail, por exemplo) e externos do negócio (redes sociais, estampas e embalagens), através de uma unidade de comunicação visual.
Além disso, é o momento de ousar na produção de vídeos com depoimentos das funcionárias (as que quiserem, claro), com posts e conteúdos em formato de blog-posts que abusem do storytelling e da visibilidade das mulheres da empresa.
Quem são as mulheres que auxiliam a empresa a conquistar seus resultados todos os dias? Todos as conhecem? Essas são perguntas que podem orientar a produção de conteúdo deste período.
Decidiu realizar a primeira dica? Como não errar na realização de um evento corporativo temático?
Dentre as etapas fundamentais de uma atividade realizada no mês da mulher, encontra-se o preparo das refeições do evento temático.
Alguns pontos devem ser observados minuciosamente para que tudo corra da melhor forma, como:
•Estrutura
•Decoração
•Equipe de serviço
•Cardápio adequado
•Fornecimento dos alimentos
•Temperatura das bebidas e comidas
•Quantidades a serem servidas
•Duração e modelo de serviço, etc
Diante de tantas especificidades, a melhor alternativa para acertar em todas elas é investir em um fornecedor que abranja esses serviços integralmente.
O catering da Delichef é responsável por executar uma experiência de gastronomia completa para eventos corporativos diversos, inclusive os direcionados às campanhas de Dia das Mulheres.
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Além de serviço de catering, a Delichef também oferece o LunchBox que pode ser uma ideia de kit temático a ser enviado como parte das campanhas de dia das mulheres em março.
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